COMO SEI QUE A CARNE TEM GARANTIA DE PROCEDÊNCIA?
O selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal), veiculado na embalagem, indica que o produto está apto para ser comercializado, garantindo, assim, que o consumidor pode ficar tranquilo quanto à origem.
 
O QUE DEVO OBSERVAR NA HORA DA COMPRA?
• A carne deve estar acondicionada em local apropriado;
• É normal que a embalagem contenha um pouco de suco, nunca em excesso;
• A embalagem não deve estar rasgada e a carne não pode, em hipótese alguma, estar em contato direto com o ambiente;
• Verificar a data de validade e o carimbo do SIF;
• Se a carne for comprada no peso, cortada na hora, observe os aspectos físicos do produto, como coloração, para avaliar a qualidade;
• Planeje a escolha da carne (e de outros perecíveis) para o final, assim os produtos serão mantidos por mais tempo sob temperatura ideal.
 
COMO DEVO TRANSPORTAR A CARNE DO SUPERMERCADO PARA A MINHA CASA?
Se possível, acomode-a em recipientes que mantenham a temperatura indicada na embalagem (como isopor, bolsas térmicas, etc.). Isso evita a oscilação de temperatura, conservando o alimento de forma adequada.
 
COMO ARMAZENAR OS PRODUTOS EM CASA?
Siga as instruções de conservação descritas nas embalagens. Dessa maneira, você garante que os produtos estarão em condições ideais de consumo por todo o prazo de validade.
 
COMO CONSERVAR CARNES EM PORÇÕES?
Retire da embalagem original, porcione em quantidades suficientes para seu consumo diário e acondicione em embalagens plásticas limpas e secas. Lembre-se de colocar etiquetas com a data de validade. 

• Evite guardar pedaços grandes de carne, pois demoram para congelar, favorecendo a formação de gelo entre seus tecidos, que podem alterar o sabor e as demais propriedades do produto;
• Não congelar a carne temperada, pois ela pode se tornar escura;
• Não se deve lavar a carne com água antes de congelá-la. 

 
QUAL O JEITO INDICADO PARA DESCONGELAR CARNES?
O ideal é que seja feito de forma gradativa, na geladeira, com temperaturas entre 2 e 7 ºC, de um dia para o outro. Durante todo o processo de descongelamento, a carne deve ser mantida na mesma embalagem em que foi congelada. Se precisar apressar esse processo, use o micro-ondas. Não deixe a carne descongelar em temperatura ambiente, nem em imersão em água, para evitar o crescimento de bactérias no produto. Descarte o suco, pois também pode ser fonte de contaminação. Uma vez descongelada, deve ser preparada para consumo imediato.
     
     
 
     
     
 
HOME A MELLORE PRODUTOS RECEITAS DIA A DIA TRABALHE CONOSCO CONTATO